Redes Sociais

Siga o projeto

Arquivos do blog

Perfil

Baixada Santista 2021
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Comitê de Gestores e Universidades

O Comitê de Gestores Públicos e Universidades tem por objetivo dar suporte e assessoramento técnico ao projeto “Baixada Santista em 2021 – os desafios para a próxima década. O grupo é integrado por representantes indicados pelas prefeituras e universidades da região.

De acordo com o presidente do Impacto, Paulo Alexandre Barbosa, o comitê ajudará no direcionamento das pesquisas, apresentando questionamentos e informações que vão subsidiar os técnicos responsáveis pela execução do projeto. “As prefeituras convivem diretamente com uma realidade que será aprofundada no estudo. Por sua vez, as universidades são detentoras do conhecimento acadêmico que contribuirá para a solução dos problemas existentes nas sete áreas que serão analisadas. É essa integração que buscamos para o sucesso da iniciativa”.

Durante o encontro foram apresentadas algumas sugestões com o intuito de melhorar as diretrizes deste projeto. Entre elas, o destaque para Rodolfo Amaral que sugeriu as transmissões dos seminários via internet para garantir uma maior participação da população, estudantes e profissionais relacionados aos mais diferentes segmentos.

Para a diretora-técnica da AGEM Débora Blanco, a web também poderá ser utilizada para divulgar para todos os municípios os dados que serão coletados durante todo o andamento do projeto. As informações estarão disponíveis no site da Agência Metropolitana e do Instituto Impacto e deverão ser transformadas, a partir de um sistema de informações regionais georreferenciadas. "Com isso, teremos um cruzamento de dados de todas as áreas e sua atualização em tempo real. O que vai garantir uma base segura de informações para o planejamento de políticas públicas", afirma.

Objetivos - O projeto “Baixada Santista 2021 – desafios para a próxima década” tem por finalidade reunir informações e análises a respeito das oportunidades, impactos e eventuais ameaças sociais, urbanísticas e ambientais na região, a partir das tendências previstas para a próxima década. Serão ainda feitas projeções estatísticas e avaliações de situações potenciais que poderão influenciar o mercado de trabalho nas nove cidades e a qualidade de vida da população daqui a dez anos.

Para cada um dos sete seminários previstos serão convidados especialistas para apresentar experiências adotadas em outras regiões que também tiveram um grande crescimento econômico. Os eventos terão a participação de sindicatos, entidades de classe e outros representantes de segmentos da sociedade.

Ao final do projeto, previsto para maio de 2012, ocorrerá a conferencia com a presença de prefeitos, secretários estaduais e autoridades de âmbito nacional e internacional. Juntos com os responsáveis pelos estudos, eles vão debater medidas que poderão ser implantadas com base no diagnóstico apresentado no projeto.

Share

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...